Baka Fórum
A respeito dos ultimos anos de trabalho da Typemoon e minha decisão para 2019 - Versão para Impressão

+- Baka Fórum (https://baka.minnasuki.com)
+-- Fórum: Baka Fórum Off (https://baka.minnasuki.com/forumdisplay.php?fid=10)
+--- Fórum: Off-Topics (https://baka.minnasuki.com/forumdisplay.php?fid=14)
+--- Tópico: A respeito dos ultimos anos de trabalho da Typemoon e minha decisão para 2019 (/showthread.php?tid=931)

A respeito dos ultimos anos de trabalho da Typemoon e minha decisão para 2019 - migliole - 30/12/2018

Muita coisa ocorreu nos ultimos meses, ou talvez anos, referente a Typemoon. E, podemos afirmar que isso é sinônimo de uma coisa: Fate/Grand Order, algo que pouca gente deu real atenção no inicio (exceto o Esteves, ele sempre aponta que geral gosta de algo que ele já estava hypando antes) mas que rapidamente se popularizou.

Assim como Fate/Extra, para mim, era apenas uma experiencia diferente, paralela e pouco revelante. Eu encarei FGO com a mesma seriedade que jogos de luta como Unlimited Codes e Melty Blood tinham o que era algo bastante aceitável.

A época do evento de Fate/Extra CCC muita coisa já tinha evoluido, inclusive um shift do próprio Nasu em relação a seriedade que ele tinha com a história. E bem, eu meio que não liguei tanto, por eu ainda achar tudo como algo menor. Eu ainda estava 'me divertindo' naquele tempo.

So que certo dia, numa conversa com meio conturbada veio uma certa questão, que eu chamo aqui de o início de tudo ou quem sabe até o divisor de águas. "A Sakura do mooncell pode ser evocada na Seihai Sensou de Fuyuki?". E me responderam que sim. Bem foi so o Esteves que respondeu isso, mas eu acredito que a essa altura, mesmo os que deram o benefício da duvida ou simplesmente duvidaram comigo, hoje provavelmente aceitariam que algo gerado na mooncell possa ser evocado onde bem os autores entendessem e/ou não veem isso como algo relevante mais.

Só que para mim isso foi algo diferente.

Eu não lidei muito bem com essa ideia e algumas pessoas como o Best e o Lake talvez se lembrem do quão chato eu fui a época com esse tema. E mesmo depois desse fogo abaixar, eu ainda ficava incomodado.

O meu motivo de incomodo seria que certas coisas que não deveriam fazer parte do canon, na minha opinião, estariam agora livres para fazer. Eventos de verão, eventos puramente temáticos e até mesmo coisas como Carnival Phantasm se misturariam com algo que eu não queria que misturasse.

Talvez um dos exemplos mais problemáticos disso seja a MHX, que seria o ponto mais alto de algo que está seriamente canonizado, diferente dos outros que seria apenas uma questão de potencial.

"Mas migliole, isso é frescura sua, talvez no final nada disso realmente tenha impacto."

Eu concordo quanto a parte da frescura. Vocês tem todo o direito de me chamar do que quiser quanto ao meu comportamento e reações. Mas a grande questão aqui é: por qual motivo eu deveria achar que teria um final irrelevante para tudo isso? E por que essa nova geração de fãs de Fate não seria algo relevante para continuar o que está sendo feito aka ter impacto?

Gostaria de fazer referencia a uma fala do Nasu quando no contexto de ExtraCCC.

Citar:TYPE-MOON Ace volume 8; Entrevistas a respeito de Fate/Extra CCC com Nasu e Takeuchi - Páginas 11-12, 39-43.
Num primeiro momento eu havia almejado CCC como algo que pode ser aproveitado em si mesmo, e mais ainda com Extra. E que Extra também pudesse ser aproveitado ainda mais com CCC, assim como Fate/Hollow Ataraxia está para Fate/Stay Night.
Mas a medida que escrevia, eu fiquei ciente do desejo de dar uma "resposta" para a série Fate, a qual esteve em contínuo por dez anos agora.
Depois de dez anos, eu finalmente percebi que "isso é o que eu quero dizer com a série Fate". Se eu sou capaz de completar isso, então não haverá nada mais faltando para eu dizer.

Nota: Tradução livre do inglês feita por mim.

Sim, claro, estamos falando de literatura e qualquer pessoa que seja da área sabe que autores são homens de seu tempo ou ao menos levados pelo seu tempo. Mas eu gostaria que vocês realmente olhassem desde 2015 até hoje e a perspectiva de novas adaptações. Qual são os próximos trabalhos associados a Typemoon que estão aparecendo? Você que diria que não está tendo um impacto realmente concorda com isso?

Tem uma nova entrevista do Nasu dizendo que ele vai não mais participar da produção da main storyline de FGO assim que terminar a parte 2.

Eu não tenho motivos para confiar nele.

Façamos uma suposição. Digamos que dia primeiro de janeiro a Typemoon lance em seu twitter sei lá um big fucking update de TsukiRE, uma demo. E ainda anuncie que em Fevereiro vão lançar o que resta de Mahoyo e que vão continuar DDD e etc. O que vai acontecer com todo o legado e cash cow que Fate se tornou? Vai simplesmente ser jogado para o lado e o Nasu nunca mais vai falar de guerras o cálice? Saberface vai simplesmente deixar de ser uma marca do Takeuchi? Ele vai voltar a usar aquele traço que parece uma cópia de Evangelion com pescoços de girafa/tornar o artista de Mahoyo como o principal para obras não relacionadas a Fate? E quanto ao conteúdo de novas obras, será que elas não receberão o fanservice-inserted-in-canon que FGO proporcionou?

Em suma, eu tenho alguma razão para achar que o pessoal que meio que entrou na onda de Fate no UBW ou até mesmo apenas com Apocrypha não será uma grande influência negativa considerando o que eu espero do Nasu?

Quer um exemplo de mudança que não tem um pingo de sinal que vai ser outra coisa? A ausência do espirito doujin de se fazer eroge. Eu não estou fazendo apostas, mas eu não me surpreenderia se a Typemoon parasse de fazer 18kin para o resto de sua existência. Eu tenho quase certeza que TsukiRE não terá investimento nesse lado. E isso já é um sinal de mudança para pior que para mim é pura influência externa.

"Você só está frustado por que Tsukihime Remake não tem nenhum update, acalme suas tetas."

Óbvio que estou frustrado com isso, mas eu não sou imbecil de me fundamentar em algo tão pequeno. A ausência de Tsukihime Remake e outras obras que estavam em processo e o fato de entrarem em hiato são agravantes, sérios agravantes. Mas eles apenas somam a minha análise, isto é, a ausência de comprometimento com obras para foco num jogo de celular caça-níquel e total redução da qualidade de exposição da história apenas para dar valor maior a esse mesmo jogo serve apenas de evidência para demonstrar meu ponto.

Ou seja, não se trata de "eu quero apenas uma mudança de foco/me de minha rota da Ciel com qualidade Ufotable" se trata de "eu deveria mesmo me dedicar tanto a um autor com esse histórico de passividade?". Eu acho que é bastante razoável pensar por esse lado. O tempo de cada um tem grande valor para esses cadas uns e ninguém deve se prestar a se dedicar e respeitar algo que não concorda mais. Eu sinceramente acho que desde o tempo que eu tive a questão com o evento de CCC até hoje foi uma grande perda de tempo e energia.

Por isso, eu, a partir de primeiro de janeiro, estarei não mais me dedicando a nada relacionado a Typemoon, tanto em coisas mais públicas quanto na minha vida privada. Não se dedicar se refere a não ler novas VNs, jogar quaisquer novos jogos, acompanhar notícias e fazer qualquer outro projeto que envolva obras da Typemoon. Isso inclui o meu apoio também ao sistema de RPG que eu criei com foco em emular a HGW, eu não pretendo mais participar do desenvolvimento do sistema e o RPG que irá ocorrer agora será o meu último. O PVPDRPG é um sistema opensource e portanto livre para quem quiser continuar a desenvolve-lo. Basta procurar no github ou pedir quaisquer fontes para mim.

Eu acho que fazer tal declaração neste fórum/comunidade é algo importante (ao invés de eu simplesmente ficar queto e abandonar em secreto) por conta de eu ter amadurecido totalmente a minha dedicação a Typemoon aqui, afinal, as pessoas com quem mais conversei a respeito do nasuverse foram vocês.

Fiquem a vontade para tentar criticar meus pontos e me corrigir quando necessário. Eu, como sempre, estou muito disposto a ser contrariado e admitir erros. Todavia, acho que nos pontos que fundamentam minha decisão, eu fui bastante coerente e não teria razões de fato para voltar atrás.

[Imagem: EyNGPnM.png]

RE: A respeito dos ultimos anos de trabalho da Typemoon e minha decisão para 2019 - Best - 30/12/2018

Eu já te falei umas três vezes, mas vou deixar registrado aqui também:

Oshe, se você não se diverte mais com alguma coisa, não tem motivo nenhum pra você continuar se dedicando àquilo.

Se os projetos atuais da type moon não te agradam, é só largar mão deles. Se sair algo que te chame a atenção depois, volte pra ver.

Fandoms não são um pacto de sangue. Você não precisa dar seu corpo e alma pra uma franquia, e fazer um ritual satânico pra abandoná-la.
Embora entenda seus pontos e não tenha nada a discutir sobre o "abandono do migliole com a TM"... Acho que vc tá fazendo um show desnecessário.

Acho que só, não vou opinar sobre seus gostos e desgostos.

RE: A respeito dos ultimos anos de trabalho da Typemoon e minha decisão para 2019 - notAura - 30/12/2018

eu normalmente ignoraria isso e eu sinto que não sou o tipo de pessoa a qual esse post é concernado, mas

a ação de remover tudo relacionado à type moon (ou qualquer coisa) da sua vida deveria ser reservada para uma situação onde você detesta as ações recentes do grupo o suficiente para não ser mais fisicamente capaz de suportar participar em qualquer coisa que envolva eles, até mesmo o material anteriormente feito que você tinha gostado.
o que eu suponho que seja possível, mas se você me perguntar, eu diria que você tem um costume de overreagir

algo tão simples quanto jogar um rpg de fate não significa que você apoia o que a type moon se tornou. significa apenas que você julgou essa ação como algo que vale o seu tempo.

mudanças assim acontecem toda hora, e é uma pena que não temos muitas formas de mostrar o nosso voto de desaprovação, mas essa definitivamente não é a forma ideal de lidar com isso.

RE: A respeito dos ultimos anos de trabalho da Typemoon e minha decisão para 2019 - Higo - 31/12/2018

Eu concordo um pouco com oque o confrade @Best disse, Migle eu não acho saudável nenhum pouco você ter essa relação com a empresa, porque afinal é uma empresa e uma hora ela pode lhe desapontar e existem vários exemplos por aí na indústria. Eu sei que você preza por todo isso e que é parte eminente de seu fandom, mas eu ainda acho que você pode consumir suas obras, sem precisar desse apego, não da pra simplesmente descartar tudo, emfim, repense um pouco nisso, é só minha humilde opinião.

RE: A respeito dos ultimos anos de trabalho da Typemoon e minha decisão para 2019 - J.C. - 31/12/2018

"Quer um exemplo de mudança que não tem um pingo de sinal que vai ser outra coisa? A ausência do espirito doujin de se fazer eroge. Eu não estou fazendo apostas, mas eu não me surpreenderia se a Typemoon parasse de fazer 18kin para o resto de sua existência. Eu tenho quase certeza que TsukiRE não terá investimento nesse lado. E isso já é um sinal de mudança para pior que para mim é pura influência externa."
discordo veemente deste ponto, mas como o esteves bem disse uma vez: a "verdade" é relativa. é questão de opinião/gosto pessoal então não vou discutir isso.

no mais, concordo com o vini e o higo: vc não devia se prestar tanto assim a uma empresa. vc gosta(ou gostava) da TM, beleza, mas isso não significa que vc tem que "sorrir e acenar" pra tudo que vem deles, da mesma forma que vc não precisa jogar tudo pro alto de uma vez.

não vou fingir que amo a TM, afinal, só conheço fate e mal ainda. mas mesmo amando fate, não significa que eu gosto/aceito tudo que vem dele(olá MHX e medea lily), mas esses pontos "negativos" não me impedem de gostar nos pontos "positivos". afinal, amar é reconhecer qualidades e defeitos de algo/alguém e mesmo assim querer continuar com "ele".

alias, gostaria de lhe propor algo: em tudo na vida, eu tento focar no lado bom(eu sei que não parece bakas mas eu juro que é verdade rsrs) e ignorar/isolar ao máximo o lado ruim. pq você não tenta? pare um pouco, respire, reflita, e se pergunte: os pontos negativos são REALMENTE tão gritantes ao ponto de não me deixar curtir os positivos?

é "só" isso o que eu queria dizer. independente de sua decisão, só saiba que estamos aqui caso precise blz?! Peace

RE: A respeito dos ultimos anos de trabalho da Typemoon e minha decisão para 2019 - Gilgamesh - 06/01/2019

(30/12/2018, 23:00)migliole Escreveu: "Mas migliole, isso é frescura sua, talvez no final nada disso realmente tenha impacto."

Isso é o que sempre te digo, mas você continua me ignorando, enfim obviamente você pode fazer todo esse discurso mas no fundo ainda vai continuar gostando, acho que você deveria tratar tudo isso com menos seriedade.

Mas realmente entendo como você se sente, também gostava de Fate principalmente pelas VN e hoje não consigo sentir mais nenhum tipo de apatia a franquia, porem continuo acompanhando algumas coisas do meu interesse Prisma Illya.

Não querendo levar essa critica para o pessoal mais soa um pouco infantil e elitista toda essa sua reação.

RE: A respeito dos ultimos anos de trabalho da Typemoon e minha decisão para 2019 - Hell - 13/03/2019

Ah ta...agora vou voltar a comer meu cuscuz com salsicha

RE: A respeito dos ultimos anos de trabalho da Typemoon e minha decisão para 2019 - Zetsubou - 13/03/2019

Nossa, que texto enorme só pra falar que não quer fazer coisas... ok né

Só li a parte em negrito btw.